Viagem em 18 tabuletas e letreiros
É um pouco confuso. A península chama-se Yucatán. Antes, esse espaço pertencia a um só estado mexicano, também chamado Yucatán. Mas achou-se que era demasiado grande e, então, dividiu-se em três: uma parte continuou a ser Yucatán (Mérida é maior cidade), outra passou a ser Quintana Roo (Cancun é a maior cidade) e outra é Campeche (maior cidade com o mesmo nome). Estes letreiros e tabuletas foram fotografados em setembro de 2021 nos estados de Yucatán e Quintana Roo.
Chegámos no mesmo dia do furacão Grace. Muitos edifícios estavam protegidos por sacos de areia e etc. Felizmente, durou apenas algumas horas e passou como categoria 1 na escala Saffir-Simpson.
A natureza é a grande maravilha dos estados de Yucatán e Quintana Roo. As condições são propícias para crocodilos. Encontrámo-los na Reserva da Biosfera de Rio Lagartos e na Reserva Ecológica Faro Celerain, mas disseram-nos que, às vezes, saem desses lugares mais controlados e se passeiam por outras águas.
“Recado” é um preparado à base de picantes secos, alho, cebola e outros ingredientes que serve para fazer um prato tradicional de Yucatán, o relleno negro, com carne de porco ou peru. Andar nesta região do México é aprender muito e comer muito.
Tem de ser mulher e tem de saber fazer tortilhas.
Uma mistura de “Amigos, amigos, negócios à parte” e “Queres fiado? Toma!”.
Quem poderá entrar nesta loja de Valladolid, Yucatán?
Principalmente no estado de Quintana Roo, nas nas estâncias muito turísticas de Cancun e Playa del Carmen, a maioria dos visitantes são norte-americanos.
Em Cancun, esta farmácia de uma cadeia que é um clássico de todo o México e que tem um excelente slogan publicitário.
Como há muitos medicamentos que não precisam de receita médica, há farmácias só dedicadas a estrangeiros. And much more.
Aquelas clássicas piadas adolescentes entre as línguas castelhana e portuguesa:
Sinal paradoxal. Se quem o lê não obedecer a sinais, também não obedecerá a este sinal que lhe indica que obedeça a sinais.
E, claro, como não podia deixar de ser em 2021, a pandemia:
No aeroporto de Cancun. Se desconfiarem que alguém está infetado, fica aqui, em isolamento e exposição, num canto da fila para a máquina dos metais.
Ainda assim, não há dúvida de que:
Texto e fotos de José Luís Peixoto
Comentarios