top of page
  • José Luís Peixoto

UPALI'S BY NAWALOKA, COLOMBO, SRI LANKA

O meu restaurante preferido no Sri Lanka



Tenho um restaurante preferido em Colombo, a capital do Sri Lanka.


Uma das coisas que gosto de fazer em viagem é colecionar lugares com os quais estabeleça uma relação. A partir daí, terei lugares onde regressar, poderei acompanhar a sua evolução, terei um pouco de mim próprio lá.


As razões que me levam a estabelecer vínculos com esses lugares podem ser de diversos tipos. No caso deste restaurante Upali’s, o principal motivo é a própria comida. Não encontrei outro restaurante na cidade de Colombo, e nos lugares que visitei no Sri Lanka, tão dedicado em apresentar a gastronomia do país. Desde as entradas às sobremesas, tudo o que está na ementa do Upali´s parece vir da tradição mais genuína do Sri Lanka.


Noutros restaurantes, melhores ou piores, encontrei sempre alguns pratos de origem híbrida, indianos ou ocidentais. Aqui, o único hibridismo é o que faz realmente parte da história culinária do país, e não um artifício contemporâneo destinado a agradar a certas clientelas.


Um dos sinais da proposta deste restaurante é a sua clientela, quase exclusivamente local. Ainda assim, no contexto do Sri Lanka, este é um restaurante de bom nível, com condições adequadas às exigências internacionais, o que nem sempre acontece no país. À luz de critérios europeus, este seria considerado um restaurante que recebe com simplicidade, decoração modesta, um pouco kitch, da qual se destaca a coleção de pratos autografados por estrelas locais do cinema, da televisão ou do críquete.


Quanto à comida, sugiro o Mutton Varuwal e o Kukul Mas Mirisata, que estão representados nas fotografias que ilustram estas palavras. No que diz respeito a sobremesas, vale a pena guardar espaço para o Watalappan ou para o Kiri Pani. Pessoalmente, não aprecio este último, porque não como coalhada, mas é uma das principais sobremesas do país e acredito que, aqui, deverá ser de excelente qualidade. Destaco ainda o Wiskothu Pudima By Sandhia, que é um doce de pudim de chocolate e gelado e que, conforme se afirma na ementa, é feito exclusivamente pela mulher do dono (“made exclusively by Upali’s owner loving wife”), o que me parece um toque delicioso de familiaridade num restaurante onde se sente esse afeto em tudo.


Regressarei, claro. É o meu restaurante preferido em Colombo, a capital do Sri Lanka.







bottom of page